Início » Epecialidades » Neurologia
Outras Especialidades



Pequenos animais podem apresentar alterações neurológicas em qualquer fase da vida. Essas alterações podem se manifestar de forma aguda ou progredir lentamente durante vários meses. Algumas raças têm mais predisposição, mas até mesmo os animais sem raça definida podem ser acometidos.
Os animais com sintomas neurológicos podem apresentar lesão primária no sistema nervoso, doença metabólica ou sistêmica, que afeta o sistema nervoso de forma secundária.
Alguns sintomas de alterações neurológicas são:
como andar sem parar, trombar em objetos, alterações no comportamento e de personalidade, agressividade, dormir de dia e ficar acordado durante a noite, perseguição de cauda, ficar parado ou preso nos cantos, latir ou miar excessivamente. Também podem apresentar dor, claudicação (mancar), impotência do membro (não apoiar a pata), arrastar a pata no chão, quedas, incoordenação (não andar em linha reta ou andar apoiando na parede) ou até paralisia de um ou todos os membros, convulsão, cegueira súbita, perder o movimento de um lado da face ou do corpo, ficar com a cabeça pendendo ou torta (inclinada ou torcida) para um lado. Em caso de qualquer comportamento atípico, o animal precisa ser avaliado o quanto antes.
Outras Especialidades